Postagens populares

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Condromalácia

Condromalácia patelar é uma das mais
frequentes causas de dor na articulação do joelho, seu
nome é derivado da palavra “condro” cartilagem e
“malácia” mole. Esta patologia degenerativa pode levar a
complicações na articulação patelofemoral, já que sua
progressão pode levar a formação de fissuras, ulcerações,
artrose e osteoartrite, também conhecida como síndrome da dor patelo-femoral, ou "joelho de corredorproblema comum em jovens adultos grande parte do sexo feminino, principalmente em atletas de alto rendimento corredores, jogadores de futebol etc..


condromalácia patelar refere-se ao joelho que foi estruturalmente danificado, enquanto que o termo mais genérico síndrome da dor patelo-femural se refere aos estágios iniciais dessa condição, na qual os sintomas ainda podem ser completamente revertidos. Porém, eventualmente, mudanças causadas por reações inflamatórias internas da cartilagem produzem um dano estrutural muito mais difícil de ser tratado. 

Segundo a classificação descrita por Outerbridge (1961), existem 4 níveis de condromalácia patelar, de acordo com o estágio de deterioração da cartilagem.
GRAUS E CARACTERÍSTICAS
  • I - amolecimento da cartilagem e edemas
  • II - fragmentação de cartilagem ou fissuras com diâmetro < 1,3cm diâmetro
  • III - fragmentação ou fissuras com diâmetro > 1,3cm
  • IV - erosão ou perda completa da cartilagem articular, com exposição do osso subcondral.
De acordo com Tam o protocolo de tratamento da condromalácia patelar deve ser divido em 4 fases: 
1)aguda; 
2) sub-aguda; 
3) crônica; 
4) manutenção.

As causas desta patologia ainda é desconhecida, o que podemos colocar seria acometimentos ao longo dos anos de esforços no caso atletas, sobre peso, fraqueza da musculatura da coxa, problemas posturais de desalinhamento dos membros inferiores e tipo de pisada, e talvez possíveis falhas genéticas de formação (falha genética ainda não comprovado) ou ainda na falta de respeito na fase de desenvolvimento da criança, execução errada em aparelhos de academias, Prof. cuidado com as variações de exercício de perna, que as vezes nem são tão eficientes quanto os tradicionais, biomecânica é fundamental em galera.






Hoje em dia cada vez mais, aparecem pessoas com algum tipo de patologia osteo articular, postural, e antes de chegar em nossas mãos profissionais de Educação Física, devem ser avaliada por médicos. Geralmente os clientes não sabe o que tem, acha que é  normal e dependendo do grau é suportável, cabe nos Prof. entender da parte clinica para uma melhor prescrição de exercícios, quando o aluno estiver executando movimentos e reclamar os Prof. não questionar falando que é normal e frescura, esse publico tem restrições em vários tipos de aparelho e exercícios.
  
Como identificar caso o aluno não tenha nenhuma avaliação clinica, é fazer uma boa avaliação física e anamnese clinica.

Segue algumas dicas:
Sintomas: dor profunda no joelho ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira, ao correr, muitas vezes restringindo atividades físicas. Dores atrás ou ao redor da patela, ocorrem principalmente quando o joelho é flexionado - como ao subir escadas ou agachar-se, por exemplo. Uma ardência ou dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, também é um sintoma comum na condromalácia patelar, além de crepitação e estalos, muitas vezes audíveis.
     
A prescrição de exercício para quem tem essa patologia é muito complicada se mau orientada podemos acentuar o problema.

Cuidados ao prescrever: o aluno de condromalacia como visto acima tem um atrito entre a patela e os côndilos do fêmur que acontece na flexão de joelho. Os exercícios de perna para esse publico deve ser de extensão 0º fixa Isometria há flexão de no máximo 30º, para fortalecimento de quadríceps. Pessoal isso é um assunto longo aqui tem só algumas dicas não é lendo somente isso que vai resolver os problemas pois vários agravantes, alunos com condromalácia nos dois joelhos, sobre peso etc. Prescrever exercícios para pessoas vou colocar como saudável é fácil pense nisso.   



Prof. Esp Pablo Nascimento.


Fonte e referencias:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Condromal%C3%A1cia_patelar


1. Ana C. S. Pereira, Danilo S. Martinez, Daniele do N. Silva, Luciana M. Boudakian, Monique F. de Sousa, Vinícius do A. do Nascimento, Gustavo Casimiro-Lopes,  Análise do conhecimento de profissionais de Educação Física referente à prescrição de exercícios físicos para portadores de condromalácia patelar Laboratório de Cineantropometria/UERJ laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde/UERJ.

2. Cícero Leonardo de Souza Ferreira; Daniel Fabiano Moreira, Danilo Lopes Ferreira Lima,

Alex Soares Marreiros Ferraz, Vera Lígia Montenegro de Albuquerque, EFEITOS DOS EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA DA COXA EM PORTADORA DE CONDROMALÁCIA PATELAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário